quinta-feira, 23 de junho de 2011

Idade Média Parte I

Ah... Esta época de trevas que dá uma nostalgia de um tempo que nem imaginamos as dificuldades... Você acha sua vida difícil gafanhoto? Parece que você não se lembra quando viveu na Idade Média, isto é, se você acredita em reencarnação né? Nossa, quantos filmes, lendas, contos foram escritos se baseando nesta época! Me sinto muito feliz pensando sobre isto, não sei porque, mas este assunto me atrai muito! E com certeza a você também, que veio até aqui montar no seu cavalo junto comigo e cavalgar até o tempo dos cavaleiros! Então seja bem vindo meu amigo! sendo você um bardo, ou camponesa! Bem vindo! Mas lembre-se: esta terra não é só feita de encantos! Não quero partir seu coração, mas acredite, a Idade Média não foi um tempo fácil! 


Foi um tempo em que crianças morriam cedo, e a falta de higiene era extremamente comum, e também foi um tempo em que a igreja católica controlava os destinos das pessoas segundo eles, "a serviço de Deus" com a inquisição batendo na sua porta, caso algum vizinho fofoqueiro lhe fizesse o favor de acusá-lo de bruxaria, ou um "pacto" com o caboclo da galinha preta da meia noite! Ou seja Lúcio sem Fé, o própio. Num meio de uma época de muita superstição era possível e comum vender relíquias sagradas, como por exemplo, uma lasca de madeira da cruz de Jesus(o santo lenho), um pedacinho de osso de São Pedro, e até quem sabe um frasquinho cheio de um líquido que seria "as lágrimas de maria"! Que por ser mulher não tinha muito insentivo ao seu culto, tudo isso porque os grandes gênios da época pegaram o gêneses e interpretaram à sua maneira e deram a Eva toda a culpa do sofrimento humano e para Adão a inocência e absolvição, e a serpente continuou sendo um animal qualquer... Como Eva falou com Adão para convencê-lo a comer o fruto proibido, logo, uma mulher que falasse demais era repreendida, e também mal vista.(Veja mais sobre a maçã neste post: clique aqui!)

Foi então que a mulher perdeu o seu valor; e para se redimir deste pecado herdado, deveriam se puras e castas, boas parideiras e absolutamente silenciosas, entrar para o convento era estimulado, e visto como honra para uma família, porém, parir um filho homem era financeiramente mais favorável, pois quando ele se casasse teria o dote de sua esposa e estaria sempre à frente dos negócios de sua família.

O conhecimento científico não era muito amplo e considerado herege, pois uma doença ou qualquer manisfestação dela era "vontade divina", e a vontade de Deus não poderia ser interferida, pois aquele que adoecia deveria ter cometido algum pecado e deveria sofrer para pagá-lo, diante desse "castigo divino" algumas pessoas iam se chicoteando de cidade em cidade para amenizar a ira divina, se martirizando por acreditar que assim os pecados seriam perdoados e o problema resolvido, essa galera ficou famosa entre o povo, que acreditava que tocá-los faria com que Deus os perdoassem de seus pecados, e aqueles que andavam se ferindo ganhavam alimentos, jóias, bebidas e mulheres por onde passavam..
A medicina tinha conhecimentos rústicos, os instrumentos usados pelos médicos eram bem detalhados, com ornamentos esculpidos, preocupados com a beleza do objeto, porém tinham cavidades que poderiam acumular sangue e secreções, isso mostra que havia pouca preocupação com esterilização e outras coisas mais, porém durante a peste negra, que matou dois terços da europa, os médicos usavam máscaras que possuiam longos bicos, e dentro destes bicos colocavam ervas medicinais, o que já era um grande avanço, significava que haviam descobrido o contágio da doença pelo ar... (leia um pouco mais sobre a medicina nesta matéria do guia do estudante clicando aqui!)


Porém, os antibióticos que temos hoje estavam longe de serem descobertos diante de tanta ignorância, além disso, como já disse, a falta higiene era um problema, os castelos eram úmidos e muitas vezes cercados por fossos, que podiam acumular lixo e mosquitos, assim como as pessoas mais pobres em sua maioria, dormiam em suas casas entre crianças, animais e fezes... Era aí que as bruxas entravam em ação, jovens senhoras e alguns senhores tinham um conhecimento de ervas medicinais e suas propriedades curadoras, que eram passadas de mãe pra filha e assim por diante, através somente do ensinamento verbal, pois o povo era analfabeto, e somente alguns senhores ricos e pessoas do clero detinham o conhecimento da escrita; além disso, era muito arriscado registrar em um livro coisas que podiam incriminá-lo, porém esse conhecimento transmitido verbalmente era como a brincadeira do telefone sem fio, daqui você manda uma mensagem e do outro lado chega outra, de forma que perninhas de aranha, e rabo de lagartixa, passaram a fazer parte das receitas, que na bruxaria natural estão totalmente fora de cogitação, pois eles encontram nos animais e na natureza o seu templo de adoração, de forma que matar um animal e usar suas partes num feitiço, pó, ou poção seria contra essa filosofia e doutrina.
Os conhecimentos medicinais antigos depois da ascensão da igreja passara ser alvo de perseguição, então, muitas coisas que poderiam ser aperfeiçoadas hoje diante da nossa medicina, foram perdidas ou perseguidas e as supostas bruxas e bruxos queimados. Foi o que aconteceu com Joana D'arc, que por ser mulher não poderia ser considerada heroína... Além disso, ela tinha visões que não sabia explicar, o que foi suficiente para ser acusada de bruxaria...


Existia um teste muito comum na época, feito pela inquisição para determinar que uma pessoa era ou não bruxa; como se contava que as bruxas voavam em vassouras acreditavam que possuíam uma leveza sobrenatural, por isso, era comum encher os bolsos de uma pessoa de pedras e jogá-la num rio, se ela flutuasse seria uma bruxa, portanto, seria condenada, torturada e morte, mas caso afundasse seria considerada inocente e caso morresse teria um enterro cristão, a igreja para não se sair como errada usavam poucas pedras, ou caso afundasse, deixavam morrer...




Bem senhores, finalizo a parte I deste post! Então não se esqueçam da estrada de volta e venha aproveitar o resto da história, nossa aventura ainda não terminou! Feliz Partida Cavaleiro! E caso queira se comunicar comigo e achar que sua carta não vai chegar tão rápido, então abra seu PC escondido dos outros(pra ninguém achar que você é bruxo) e mande-me um e-mail! meninanitroglicerina@gmail.com








terça-feira, 21 de junho de 2011

Feliz Yule!!!

Olá pessoal!

Hojé é dia 21 de Junho, o dia do Yule no hemisfério Sul! Oh! Você não sabe o que é o yule??? Calma Senhores! Não é um prato típico! Se trata da Primeira festa da roda do ano dos povos pagãos! Bem falei sobre sabbats (se pronúncia: Sabás) neste Post: Clique aqui!
(se você quiser dar uma relida fique a vontade, caso vá ler pela primeira vez saberá do que estou falando gafanhoto!)

Bem, senhores e senhoras como já disse o Yule é a primeira festa do ano dos pagãos, trata-se de uma festa que portanto comemora renascimento do Sol, também conhecido como Natal, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Yule e Alban Arthan, o Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir... Sendo então o momento de glorificar Deus pelo seu renascimento e retornar o seu calor e iluminação pelo mundo! também é o momento de comemorar a união das famílias e as realizações do ano passado!


Segundo o Blog "Círculo Sagrado":
"Os costumes modernos que estão associados ao dia cristão do Natal, como a decoração da árvore, o ato de pendurar o visco e o azevinho, queimar a acha de Natal, são belos costumes pagãos que datam da era pré-cristã. (O Natal, que acontece alguns dias após o Solstício de Inverno e que celebra o nascimento espiritual de Jesus Cristo, é realmente a versão cristianizada da antiga festa pagã da época do Natal)".
Ou seja, o yule é uma antiga versão pagã do que é hoje o natal cristão! Portanto amigo, fique sabendo que há muitas coisas neste mundo que você nem imagina a sua origem que tem uma versão cristianizada atualmente mas que ainda o são para algumas pessoas como já foram para outras, parte de uma cultura de pessoas muito sábias e bondosas que viviam diretamente em contato com o campo e os animais, e que hoje em dia estão entre nós e andam de ônibus e que se você estiver aberto a um boa conversa não negam a te oferecer um pouquinho de conhecimento!


Sendo o Yule o ínicio do nosso "inverno" sulista por este motivo é que ele é comemorado em 21 de Junho mais ou menos, sendo o Yule no hemisfério norte comemorado em mais ou menos 21 de dezembro(pertinho do Natal né?) pois é mais ou menos nessa época que começa o inverno por lá, afinal, a roda do ano acompanha os ciclos e estações da natureza sendo você pagão ou não, faça hoje um bolo ou jantar com sua família e liberte um sentimento de paz e alegria, e esperança! Pense que hoje é um dia de agradecimentos e oração, para você de qualquer nação, faça de hoje um dia sagrado independente da sua fé, deseje boa sorte aos seus amigos, sorria e distribua doces para as crianças desconhecidas e conhecidas, e faça um momento de retiro para entrar em contato com a divindade! Abra a cabecinha e medite um pouquinho, acenda uma vela e faça uma oração, hoje é um dia para renovar nossos desejos e termos esperanças para enfim termos um mundo melhor!

"Celebre, com alegria, num banquete com a família e os amigos até que a última vela da árvore se apague"

Alimentos típicos do Yule: peru assado, nozes, bolos de fruta, bolos redondos de alcaravia, gemada e vinho quente com especiarias, entre outras coisas mais que possivelmente sua mãe ou sua avó, ou sua tia querida sabem fazer!


ALGUMAS RECEITAS PRA VOCÊ USAR A CRIATIVIDADE:

Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)
900g de farinha de trigo
240g de açúcar branco
60g de margarina
1 colher (das de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (das de chá) de fermento em pó
1/2 litro de leite
1 ovo

Misture a margarina na farinha e depois o ovo e os outros ingredientes secos. Abra um buraco na massa e coloque o leite e o extrato (ou essência comestível) de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea, lisa e sem caroços. Deixe a massa repousar por aproximadamente duas horas e estique-a em uma superfície lisa com um rolo de macarrão. Corte com uma xícara de café para que os biscoitos fiquem redondos e, com um palito de dente, faça raios de saem do centro do biscoito, imitando os raios solares. Pincele com gema de ovo e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e farinha de trigo e leve ao fogo médio até assar.


Bolo de Yule

1 xícara de mel
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de iogurte
Casca de um limão ralado
1 pitada de manjericão
1 colher de sobremesa de fermento
2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal e com casca


Bata bem o mel, o açúcar e a manteiga, acrescentando posteriormente os ovos. Misture a farinha de trigo e os outros ingredientes da receita (exceto as maçãs). Unte com uma forma com manteiga e polvilhe-a com uma mistura de açúcar e canela em pó, colocando em cima dessa mistura as rodelas de maçã e, sobre elas, a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido para assar.


Molho de amendoim dourado
1/2 xícara (das de chá) de cebola picada
3 xícaras (das de chá) de água
1 xícara (das de chá) de manteiga de amendoim
1 colher (das de sopa) de margarina
1 colher (das de sopa) de suco de limão
2 colheres (das de chá) de curry
1/2 colher (das de chá) de pimentas vermelhas secas e picadas

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola até ela ficar translúcida. Acrescente a água e a manteiga de amendoim, mexendo até ficar com uma textura fina. Adicione os demais ingredientes e sirva quente. Este molho acompanha frango cozido ou assado, carne bovina e de porco. Sirva-o com arroz temperado com ervas frescas.


Canja de galinha para Yule

1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).

Sopa de tomate
1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado

Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.


Bem irmãos, fica aí a dica, este post esta curto, mas, ainda vou esticá-lo, é que daqui a pouco estou indo trabalhar porque todo mundo precisa de dinheiro também! Mas aguardem, estarei brevemente esticando este post e emendando outro bem interessante! Qualquer coisa, seja pra mandar um sinal de fumaça, uma mensagem de paz, uma crítica ou sei lá, deixe-me um comentário ou mande-me um e-mail, ficarei muito feliz!

cynthia_rodrigues@ymail.com

Feliz Yule pra você gafanhoto!























sábado, 4 de junho de 2011

MITOLOGIA NÓRDICA

Galera, desculpem pelo sumiço, mas eu passei por um problema de família e por isso não tive tempo de entrar aqui!

Bem, este mês fui ver o filme "THOR" da Marvel Comics, algumas pessoas devem ter assistido também, esta um pouco tarde para comentar a respeito, mas realmente só agora tive tempo! Acontece que sempre fui louca por mitologia, mas a mitologia nórdica eu ainda não conhecia muito,a mitologia grega e a pouco falada mitologia celta sempre me fascinaram, mas depois que eu vi este filme, simplesmente fiquei louca! E andei por aí pesquisando sobre a história dessa turma que influenciou tanto "O Senhor dos Anéis" e "Beowulf". Se você for pesquisar com carinho, perceberá que essa cultura é tão popular que há bandas inspiradas neles como as bandas de Folk metal como a Amon Amarth, os quadrinhos, claro, com a história de Thor e os 4 guerreiros, festas tradicionais pela europa e comunidades de imigrantes em alguns países que também fazem festas inspiradas nesta cultura!

Bem, os nórdicos também chamados de escandinavos eram os povos que habitavam países hoje conhecidos como: Islândia, Suécia, Dinamarca e Noruega.
As histórias mitológicas nórdicas estão contidas em 2 coleções chamadas "Edas"; A mais antiga é uma poesia que data de 1056 e a mais moderna é uma prosa de 1640.
Segundo as Edas no começo de tudo não havia nem céu em cima nem terra em baixo, mas havia um abismo sem fundo e um mundo de valor onde flutuava uma fonte.
Dessa fonte saíam doze rios, e depois deles terem corrido até muito distante de sua origem, congelaram-se, e tendo uma camada de gelo se acumulando sobre a outra, o grande abismo se encheu.
Logo ao Sul do mundo de vapor, havia o mundo de luz, do qual uma vibração quente soprou o gelo e o mesmo derreteu, depois o vapores se elevaram no ar e formaram as nuvens, das quais surgiu Ymir, o gelo gigante e sua geração e a vaca Audumbla, cujo leite alimentou o gigante. Essa vaca alimentava-se lambendo o gelo, de onde retirava água e sal.




Certo dia, quando a vaca estava lambendo as pedras de sal, apareceram os cabelos de um homem; no segundo dia a cabeça e, no terceiro, todo o corpo, que por sinal era muito bonito, ágil e forte. O novo ser era um deus e da união com sua esposa, filha da raça dos gigantes, nasceram seus três filhos: Odin, Vili e Ve, que mataram o gigante Ymir, formando com seu corpo a terra, com seu sangue os mares, com seus ossos as montanhas, com seus cabelos as árvores, com seu crânio o céu e com seu cérebro as nuvens carregadas de neve e granizo. Com a testa de Ymir, os deuses formaram Midgard (terra média), destinada a tornar-se a morada do homem. Depois disso, Odin estabeleu a existência e duração dos dias e das noites, colocando no céu o Sol e a Lua. Logo que o sol passou a iluminar fecundou a terra e a mesma passou a gerar frutos e vegetais.



Depois de tudo ser criado os deuses ficaram felizes com sua obra mas perceberam que algo faltava no meio da criação, pegaram então um freio e fizeram um homem e depois com um amieiro fizeram uma mulher, eles os chamaram de Aske e Embla, respectivamente. Odin lhes deu a vida e a alma, Villi lhes deu a razão e o movimento, e Ve, os sentidos, a fisionomia expressiva e o dom da palavra. Depois fizeram de Midgard sua morada e lhes deram a missão de procriar a raça humana.
Supunha-se então que todo o universo era sustentado pelo freixo de Yggdrasil, que havia nascido do corpo de Ymir, a mesma possuia enormes raízes que penetravam em Asgard(morada dos deuses), outra em Jötunhein (morada dos gigantes de gelo) e a a terceira no Nifflehein(regiões das trevas e do frio), ao lado de cada raíz de Yggdrasil havia uma fonte que a regava; a raiz que penetrava em Asgard era cuidadosamente tratada pelas 3 Norns, deusas do destino, chamadas: Urdur(o passado); Verdande(o presente) e Skuld(o futuro). A fonte do lado de Jötunhein era o poço de Ymir, no qual se escondiam a sabedoria e a inteligência, mas a do lado de Nifflehein alimentava Nidhogge(escuridão), que corroía a raiz perpétuamente. Quatro veados corriam sobre os ramos da árvore e mordiam os brotos, representa os quatro ventos. Sob a árvore, ficava estendido o Ymir e, quando ele tentava livrar-se de seu peso a terra tremia.



Asgard era a morada dos deuses, para onde se tem acesso somente através da Bifrost(Ponte do Arco-Íris). Asgard é cheia de palácios de ouro e prata, mas o mais belo dele é o Valhala, o palácio de Odin, que, quando sentado em seu trono avista todo o céu e toda a terra. Em seus ombros pousam os corvos Hugin e Munin, que voam o dia todo por todo o mundo e depis que voltam contam ao deus tudo o que viram e ouviram, a seus pés ficam deitados dois lobos, Geri e Freki, aos quais Odin da toda a carne que é colocada diante dele, já que ele própio não precisa se alimentar, a não ser com o hidromel, que lhe serve tando de comida quanto de bebida.

RECEITA DE HIDROMEL PARA ATIVAR O SEU DEUS INTERIOR(SÓ NÃO CURA RESSACA):




2 quilos de mel (lá é aquele mel meio solido), 9 litros de água, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de chá de gengibre, 1/2 colher de chá de "cravo picante" (kryddernellik, traduzi ao pe da letra), 2 limões descascados (3-4 colheres de sopa de suco de limao), 50 g de levedo, 1-3 g de lúpulo seco

1. Misturar tudo, exceto o levêdo e 3 litros de água, em uma panela grande.
Marque a profundidade do fluido ao lado da panela ou em algum palito. Marcada a profunidade coloque o resto da água (se não quiser que o mjöd fique muito amargo, coloque menos que 3g de lúplo).
2. Cozinhe sem a tampa até que a marcação feita fique visível (até que cozinhe 3 litros de água).
3. Deixe esfriar, e depois coloque o levedo qdo o fluido tiver atingido a temperatura do corpo(traduzi literalmente o termo "kroppstemperatur", não sei se se refere a temperatura do corpo humano de 37 graus ou a temperatura ambiente, acho que seja talvez a segunda opção).
4. Tampe o mjöd com um pedaço de pano e deixe ficar por uns 3-4 dias, de preferencia em local arejado devido ao cheiro ser bem forte.
5. Quando a fermentação do levedo estiver terminada, derrame o conteudo atraves de um pano ou toalha em uma tigela ou recipiente e deixe ficar por uns dois dias.
6.Através de um coador, derrame o conteudo novamente na panela. Evite que os resquicios da fermentaçao venham junto.
7. Repita o processo umas 5-6 vezes, ou quantas vezes tiver saco antes de provar o mjöd, qto mais vc fizer, mais puro será o gosto e menos gosto de levedo vai ter. Depois é só armazenar em garrafa e beber...a porcentagem alcoolica varia entre 10 e 13%

Um pouco do Amon Amarth pra vocês(arquivo zip.):

The Aveng

Arrival of

Thor Arise

Eddas traduzido para o português:

Clique aqui!


Vídeo Resumão (simplista):