quarta-feira, 20 de julho de 2011

Idade Média Parte II

Bem cavaleiros, estou de volta com nossa programação! Desculpem a demora, mas perdi um amigo de escola, que andava comigo e meus amigos, com quem sempre estou saindo e mantendo contato, o nome dele era Braulio, e ele só tinha 21 anos, sofreu um acidente e infelizmente não aguentou, bem, pensei bastante sobre isso por muito dias, simplismente não pensava em outra coisa, afinal, quando a gente tem alguém com uma enfermidade há um tempo, já nos conformamos mais ainda com  a situação, mas quando é de repente...
A coisa muda de figura... Assim como Braulio, existem muitos garotos e garotas por aí que você deve conhecer que tem uma alma de guerreiro, ele era filho único e tinha muitos objetivos na vida, objetivos estes que neste momento já não são tão importantes neste plano, Braulio sofreu muito na vida, apesar disso ele era um cara extremamente alegre, sempre cabeça pra cima, sempre cheio de objetivos e sempre esforçado... Tinha uma namorada há uns 4 anos que tem a minha idade da qual sou bastante amiga... E que por isso se estamos falando da época dos cavaleiros vou lembrar sempre dele que teve uma existência curta, mas que foi alguém com quem vivi junto com os outros muitas aventuras... Por isso, quero prestar uma homenagem à ele e a Jennifer e dizer para meus amigos, Rodrigo, Rafa, Tiago, Yago, Luan, Vinícius, Victória, Welton, Bianca e Tia Antonieta principalmente uma frase do pequeno príncipe:


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". (Pequeno Príncipe)

Tia Anonieta, não quero vê-la sofrer, a vida é um ciclo, acredite! As provações existem, não há recado que possa ser deixado ou palavras que sejam ditas para consolá-la, porém tenho certeza que ele sofre muito mais vendo-a sofrendo, é dolorido, mas o tempo passa, passa para curar, ou pelo menos consolar aquilo que sentimos por não conseguir momentâneamente vê-lo nesta existência, mas lembre-se de Braulio com alegria, e das brincadeiras que ele sempre teve, pois tenho certeza que ele se conformará mais cedo e poderá seguir em paz o espiral da vida!

Garotos,  Sempre amarei vocês! Eterno JF !



Se você não leu a Idade Média Parte I Clique Aqui!
 
Mas voltando há questão histórica...


Bem, creio que tenha parado no momento em que coloram fogo nas fogueiras! Ui! Então coloquemos fogo também nas mentiras que contaram e você acreditou! LITERALMENTE! No passado remoto como havia dito existia o Tribunal do Santo Ofício, ou seja, a Inquisição, que "condenava os hereges e livrava os bons cristãos do diabo", o mesmo faziam testes para provar a sobrenaturalidade de uma possível bruxa, esses testes vinham a ser feitos por meio da guia de um livro chamado Malleus Maleficarum ou O Martelo das Feiticeiras do latim, se você acha que a Segunda guerra mundial foi uma chacina, penso que essa época da inquisição é a época de horror histórica mais semelhante à mesma,  sinceramente,  o Malleus Maleficarum foi publicado em 1487(A data de 1487 é geralmente aceita como a data de publicação, ainda que edições mais antigas da obra tenham sido produzidas em 1485 ou 1486) e era basicamente um manual contra a heresia, o livro estava dividido em três partes: A primeira ensinava os juízes como reconhecer bruxas além dos seus disfarces, a segunda classificava os malefícios, o que eles causavam, sua classificação, denominações e etc, uma verdadeira enciclopédia, e a terceira parte ultilizava-se das "regras legais" para levá-las à condenação, demonstrando como inquirí-las e acusá-las...
Este foi o livro mais importante em termos de instituir Herich Kraemer e James Sprenger. Os autores fundamentavam as premissas do livro com base na bula Summis desiderantes, emitida pelo Papa Inocêncio VIII em 5 de dezembro de 1484, o principal documento papal sobre a bruxaria.
O livro foi apresentado por Kraemer e Sprenger na Faculdade Teologia da Universidade de Colônia(Alemanha) em 8 de maio de 1487, onde foi condenado pelo clero do local, tanto ilegal quanto antiético.
A igreja proibibiu o livro logo depois de sua publicação, colocando numa lista conhecida como: Index Librorum Prohibitorum,  mesmo assim entre 1487 e 1520 a obra foi publicada 13 vezes sendo tão popular que chegou a vender mais que qualquer livro, com a excessão da própia Bíblia.


Quando a inquisição foi instaurada no século XIII, a príncipio, só perseguia uns pobres coitados que tinham inimigos espíritos de porco, mas basicamente a inquisição era um bom negócio, quem denunciava, ganhava metade dos bens do acusado e a o outra metade ia pra Igreja. No século XV, o rei e a rainha da Espanha viram o potencial desse negócio e resolveram perseguir os judeus, que tinham mais dinheiro que todo mundo. E assim ia todo mundo pra fogueira, pra roda, pro chicote, ou qualquer maleficamente criativa que passasse pela cabeça de um sádico. Padres que discordavam de com algum dogma ou desrespeitasse algum superior também poderiam ir para à fogueira!
O poder da inquisição cresceu até ir atrás de nobres, reis, cientistas, burgueses, filósofos e qualquer importante personalidade da sociedade da época que pudesse ser encaixada numa enorme lista de crimes contra Deus e a Igreja
As bruxas eram basicamente as parteiras e curandeiras, as mulheres que herdaram o conhecimento da passagem das estações, das ervas, dos rios e da Lua. Vindas da cultura celta, adoram o novo regime de Deus único, mas mantiveram sua magia e sua sabedoria. Em um momento muito nefasto da história da humanidade, elas se tornaram incômodas demais e portanto, precisavam ser eliminadas.
Armou-se uma verdadeira campanha de como servir ao demônio era o maior dos pecados. Sendo assim, qualquer coisa que não viesse de Deus, entregue por um anjo ou um de seus representantes, ou seja,

qualquer membro do clero era coisa do demônio!
Como foi dito antes, a inquisição era um bom negócio. Livre-se do seu inimigo, ganhe metade dos lucros dele e ainda pose de herói por livrar o mundo de uma pessoa indesejável, além de proporcionar uma conversa para o resto do ano...

Na idade média surgiu a imagemda "Bruxa má", com seus Sabás com orgias com os seres da noite, essa deturpação continua até hoje, onde pessoas sem a menor noção de karma ou senso de caráter mantêm o poder sobre um povo ingnorante através do medo do Lúcio sem fé.

Por isso, faço minhas as palavras de Eddie Van Feu: "Hoje, sabemos um pouquinho mais do que naquela época. Quer dizer, alguns de nós se atrevem a olhar atrás da cerca e dar uns passinhos além do nosso quintal. Muitos ainda estão presos na Idade Média a nível de mentalidade. Não faltam relatos de perseguições a bruxas e a judeus pelo mundo e pela história moderna como um meio de fazer as pazes com Deus. Pessoas muito religiosas, daquelas que vão a missa toda semana, catam e dão esmolas aos pobres, ainda estão cheias de idéias equivocadas sobre um monte de coisas, fazendo julgamentos e espalhando ódio e intolerância, acreditando estar "a serviço de Deus".

Os grilhões daqueles tempos ainda predem muitas cabecinhas! Chega a ser assustador! Hoje, sabemos que a peste não foi exatamente um castigo divino, mas resultado da ignorância.

Caminho por muitas trilhas, conheço muitas pessoas, isso faz parte do meu aprendizado e percebo que muitas pessoas em muitas religiões é aberta e feliz, equilibrada e iluminada. Da mesma forma, percebo "travas" religiosas na grande maioria das pessoas que segue uma religião, especialmente as cristãs - geralmente, a mesma religião da família, ou seja, uma religião que não foi escolhida pela pessoa. Essas travas podem começar inofensivas, mas se não forem retiradas, a pessoa tende a se tornar uma fanática, o famoso "leitor de um livro só". Ela terá apenas um ponto de vista (o seu), um senso de justiça (o seu) e nenhuma empatia, pois não compreenderá ninguém que esteja fora de eu clube. Muitas se tornam arrogantes, achando-se as únicas merecedoras da atenção de Deus e acreditando que um raio há de cair nos infiéis que não vêem SUA verdade. Outras, se tornam deprimidas, pois apesar de realizarem os cânticos, fazerem suas orações, rezarem o terço e fazerem tudo que é mandado, o vazio dentro delas continua a crescer... Algumas, ainda, vivem com medo de desagradar a Deus, e tamponam sentimentos puramente humanos, que são considerados "maus".

Vamos por partes (como Jack o estripador). Não existe uma única religião cujos seguidores serão todos salvos. NENHUMA!  Nunca existiu, jamais existirá, (Sempre alguém sai da linha, lembrando que religião é criação humana) Considera-se nesses termos que ser salvo é ir para o paraíso, tocar harpa numa nuvem ou ficar ao lado de Deus num céu lindo onde todos vivem sem preconceitos, com justiça e amor, equilíbrio e fraternidade, saúde e beleza, conhecimento e sabedoria, ou seja, a plena felicidade eterna. Este lugar idílico poderia ser aqui! Mas muitas pessoas teriam que abrir mão dos seus preconceitos, aceitar que o amor é o maior de todos os títulos, classes e crenças, para de julgar, buscar o equilíbrio, aprender que somos um e que a fraternidade não se limite a ajudar apenas os seus, viver em equilíbrio o que curaria todas as doenças e daria a natural beleza, que nada mais é do que a manifestação física da harmonia, abrir-se para o conhecimento e cultivar a sabedoria. Se sua religião não ensina isso AQUI, ou pior, proíbe qualquer uma dessas coisas, tá na hora de rever seus valores...
Cientificamente hoje sabemos que a peste, tão temida, teria sido evitada se aquela gente porca tomasse banho. Misticamente, sabemos que foi um ônibus que passou para a renovação necessária. De tempos em tempos, um "ônibus passa" e leva uma galera para um tipo de reajuste. Pode ser uma grande guerra, uma praga ou uma catástrofe natural. Tudo faz parte do plano divino e das nossas escolhas(porque estão intimamente ligados). Hoje também, sabemos que há muito mais entre o céu e a terra do que imaginamos por tanto tempo, assim como sabemos que a terra não é chata como um prato, mas redonda, e cheia de infinitas possibilidades.

A diferença daquela época para a de hoje é o conhecimento de que somos todos um e que a educação e gentileza não é um luxo, mas uma atitude necessária em qualquer área da vida, nesta ou em outro mundo.

Outra diferença é nosso conhecimento de que nem tudo é o que parece. O inferno, tal como foi pintado, não é eterno, como nos disseram. Esta vida não é nossa única chance de fazer a coisa certa. E usar a inteligência e raciocínio nunca foi pecado, especialmente se utilizados para crescer e evoluir. Hoje sabemos que o objetivo de tudo não é comprar um terreno no céu, mas nos tornamos seres cada vez melhores, cada vez mais amorosos, mais corajosos e mais sábios, até termos a honra de podermos ajudar nossos irmãos.

E hoje também lembramos de uma antiga verdade dos povos do passado: nossos irmãos não se limitam a nossos familiares, vizinhos e amigos. Também vão além dos desconhecidos. Nossos irmãos também são os bandidos, estupradores, cães, gatos, as árvores, os pássaros, os mares, os espíritos que já se foram, os espíritos da natureza,
enfim, tudo que foi criado, e parte da criação, como eu e você. Eu sei o quanto é difícil encarar tudo o que existe como parte de nós, com amor, e justamente por isso, muito pouca gente alcança o nível de grande avatares como Jesus e Buda, alcançaram. Lembre-se também de que o amor não é ignorar o erro. Amor é justamente ao contrário:  encontrar o erro e tentar ajudar a corrigí-lo. E fazer isso com amor é que são elas...

Por hora, alegre-se com o simples fato de olhar pra trás e ver que, se a maioria das pessoas do mundo condena hoje um ato de violência e injustiça, já evoluímos um bocado. A diversão de Roma era cristão ser almoço de leão. A diversão de cristãos era ver gente pegando fogo depois de torturar bastante. A diversão de alguns senhores de escravos era torturar e ver sofrimento. Se você hoje acha tudo isso vergonhoso, você faz parte da maioria. Ainda há a China , esfolando animais vivos para fazer casacos de pele. Ainda há gente com poder no Norte e Nordeste do Brasil que não vê problema nenhum em comprar crianças de cinco, sete ou dez anos, meninas ou meninos, para serem usados de objeto sexual. Ainda há famílias que sabem disso, mas vendem assim mesmo. O que estou querendo dizer é que ainda há muita gente equivocada no mundo todo... Mas acredite. Eles não são maioria. Não mais".



Ufa! Bem, ainda vou abordar outras coisas aqui na  Parte III desse post, como casamentos, lendas, folclore e etc... Então cavaleiro, deixe dessa vez sua armadura brilhando, pois as donzelas estão aguardando o seu pedido de casamento... Nessa próxima estrada, vamos encarar os príncipes, camponesas, bardos e tudo o mais! E caso queira viajar mais e mais... Escute uma música ou veja um filme da época, pra entrar no clima Romântico recomendo que assiste "Tristão e Isolda" ... Mas enfim, depois nos falamos mais gafanhoto até a próxima, breve dessa vez, prometo!!! Deixe um comentário!^^