sábado, 26 de março de 2011

Falando Sobre Sabbats

Bruxas, Elfos, elementais da terra, água, ar e fogo, nos livros de ficção mais tradicionais ou filmes fantáticos com certeza você já deve ter ouvido falar pelo menos um pouco; assim também como há muitas versões diferentes para as lendas que ouvimos, além de termos à nossa disposição nas prateleiras de livrarias e bibliotecas de todo o mundo filmes e livros no estilo Tolkien, J.K. Rowling, C. S. Lewis e muitos outros.
Pois é, a antigas tradições e comemorações pré-cristãs hoje vivenciadas em muitas vertentes tendo uma das suas ramificações conhecida por Wicca é o que chamamos hoje de religião devido sua enorme popularidade entre os mais jovens e crescimento contínuo de adeptos.
A Wicca faz parte do movimento neopagão, ou seja uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa.

Ao contrário do que é espalhado pela imaginação popular na Wicca não existe sacríficios humanos ou parte de animais usados em "receitas" mágicas, assim como nem sempre o calderão é usado para fazer poções.
Não se pode negar que de fato existe a magia negra, porém, existindo ou não com a Wicca não tem nada a ver. Existe ainda queira ou não muito preconceito contra as bruxas, mas não se pode negar que já existe bastante progresso quanto a isso, e esta é uma longa história.

Num passado distante um povo conhecido como Celta que passavam seus conhecimentos de pai para filho verbalmente (e que por isso não foram deixados muitos registros sobre eles), tinham as mulheres em sua sociedade poder de argumento e direitos como os homens.
Os celtas cultuavam a natureza assim como muitos outros povos celebrando e divinificando as estações do ano, surgindo de suas comemorações e das de outros povos os sabbats, que se totalizam em 8; são eles:
Samhain (O popular Halloween), Yule, Candlemas, Ostara, Beltane, Litha,Lammas e Mabom; todos são festas celebradas pelas bruxas algumas em homenagem a deusa e outras ao deus e assim por diante; as festas tem datas diferentes para serem comemoradas dependendo de qual hemisfério da Terra você esta, pois tratando-se de estações as mesmas são diferentes para cada hemisfério.




Sendo então o Samhain o ano novo celta, sendo o Yule o festival do renascimento do sol e o tempo de glorificar o Deus, Candlemas é o Festival do Fogo que celebra a chegada da Primavera, esse Sabbat representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o "afastamento do antigo" simbolizado pela varredura do círculo com uma vassoura, Ostara é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade, o dia sagrado de Litha simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos, o Sabbat Lammas é o Festival da Colheita, os Bruxos agradecem aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honram o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus e por fim Mabon é o Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas.

Bem galera, depois posto mais sobre este assunto, mas antes vou deixar claro que não faço propaganda de nenhuma religião, pois eu não tenho nenhuma, e respeito quem tem, esse post é um esclarecimento que eu quis fazer por ouvir constantemente ao meu redor posições absurdas sobre esta religião, tenho amigos bruxos, evangélicos, hare krishna e muitos outros e me dou com todos em paz e amor, é impressionante o que a falta de informação faz as pessoas dizerem, bem fica dica, leia sempre um pouquinho mais!

Nenhum comentário: