sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é que o coelho e ovo tem a ver com Jesus Cristo?

A páscoa é uma festa originada tradicionalmente de cultos pagãos, o coelho em suma é uma representação de fertilidade, era uma celebração à deusa Ishtar ou Astarte; a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica; na verdade o símbolo da deusa não se tratava de um coelho, e sim uma lebre.



Como Deusa Tripla, Ishtar representa nascimento, morte e renascimento.
Ishtar é a deusa mãe dos acádios, herança dos seus antecessores sumérios, cognata da deusa Asterote dos filisteus, de Isis dos egípcios, Inanna dos sumérios e da Astarte dos fenícios.
Mais tarde esta deusa foi assumida também na mitologia Nórdica como Easter - a deusa da fertilidade e da primavera.



Os povos antigos valorizavam bastante a questão da procriação,numa época em que homem era caçador e vivia sobre os perigos da natureza a reprodução era valorizada como perpetuação da espécie, e em resumo a mulher boa procriadora de cintura larga e seios fartos era aquela idealizada como esposa, é o que se pode observar no conceito de beleza do passado da Vênus de Willendorf.

O mais importante festival em honra a Ishtar consistia na Celebração do Equinócio da Primavera.
Neste ritual, os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam nos campos.Estes ovos continham runas e magias de Sigilos pintadas cuidadosamente sobre eles. Os ovos eram enterrados nos campos e, quando eles eram destruídos pelos arados, os desejos escritos nos ovos se realizavam. Ovos pintados com Runas também eram símbolos de vida e procriação, só que no ocidente invés de ovos cozidos, os originais foram substituídos pelos ovos de chocolate, que não deixa de ser uma representação a altura; afinal, o chocolate é um famoso afrodisíaco não?




UMA LENDA SOBRE O CHOCOLATE:

Diz a lenda dos povos da América que o deus asteca "Quetzcoalt", senhor da Lua prateada e dos ventos gelados, tal como prometeu, ofereceu aos homens um presente roubado do país dos deuses.
Querendo dar aos mortais algo que lhes enchesse de energia e prazer, Quetzcoalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol para de lá roubar as sementes da árvore sagrada.
Desta maneira fantástica, as sementes do cacaueiro teriam nascido na região dos Astecas, dando origem à árvore.
O "tchocolatl", como era chamado, tinha tanta importância entre estes povos, que a bebida só era consumida por reis, nobres e guerreiros.
Foi esta mistura que o imperador asteca Montezuma ofereceu ao conquistador espanhol Fernando Cortez, confundindo-o com algum deus pelas roupas que usava e por vir montado num cavalo.

Bem depois disso gafanhoto, espero que você tenha obtido informações importantes referente a páscoa! Até mais!












Um comentário:

Anônimo disse...

excelente informação. pena que a maioria das pessoas não estão interessada em saber o porque de muitas comemorações.são cegas,surdas e mudas. ou não querem ver, nem ouvir nem falar. não tem senso crítico. prato cheio para lobos vorazes em pele de ovelha.