quarta-feira, 30 de maio de 2012

A lenda do Girassol

Olá pessoas que gostam de histórias, gosto quando as pessoas comentam que leram este blog, sejam conhecidas ou não, é sempre bom ver que algumas pessoas já passaram por aqui; minha amiga de trabalho  Íris comentou recentemente que deu uma olhada no blog... E isso é um grande incentivo a atualizar esta minha empreitada por aqui... Algumas vezes minha vida de "jovem moderna" não me dá muito espaço para abrir o blog e atualizá-lo com frequência, o que eu acho uma pena, pois ando pelas ruas do Recife e diversas idéias loucas me martelam na cabeça e nem sempre tenho como anotá-las ou sequer lembrá-las para repassar pra vocês de alguma forma por aqui, é um alegria imensa meus cavaleiros, voltar nem que seja um pouquinho aos tempos de escritora, em que eu escrevi livros bem fora do comum, que nunca publiquei em canto nenhum e que se perderam no meu computador antigo... Apesar de que as informações essenciais ainda estejam na minha mente com uma vontade enorme de serem registradas novamente... Quem sabe ao vivo, passo a passo aqui no blog mesmo... mas deixando de enrolação e partindo pra dividir com vocês uma pequena história que eu li quando tinha uns 11 anos, uma pequena história contada dentro de outra história por uma menina, personagem de um livro que tinha a mesma idade que eu na época... O livro é de Ganymédes José, um altor que mudou minha forma de pensar, o nome do livro é "Um girassol na Janela" e a menina se chamava Viviane, mas era mais conhecida pelo seu apelido "Vivinha", era uma criança prodígio, cheia de imaginação e bondade e capaz de mudar as coisas ao seu redor com sua criatividade para inventar histórias... No meio dessa história eis que ela solta essa, não sei se realmente se faz parte da mitologia grega, creio que não, mas como eu sei que vocês  devem amar essas coisas como eu, é uma boa história pra se contar por aqui... E aí vai essa história pra você Íris, e pras outras pessoas que gostam de história... Nessa história Íris é uma "vilã" mas ela é o oposto de você! Por favor não entenda mal, até por que Íris na mitologia estava associada a Hermes como mensageira dos deuses para os homens, e é mencionada como uma donzela com asas de ouro que se move com a leveza do vento de um lado para o outro nas profundezas do oceano e no mundo subterrâneo... A mensageira de Hera, a ponte que liga o mundo mortal com o imortal multicolorido... Enfim, espero que tenha entendido! :)




Ei, você sabe qual o nome científico do girassol??? Bem, é Helianthus annuus, é feio? Nem tanto, mas pra entender um pouco dessa história você tem que saber esse nomezinho aí, bem, acontece que o deus Hélio, deus do sol e da música da mitologia grega, todas as manhãs era despertado por um galo de ouro em seu palácio, assim que despertava ele saia em sua carruagem arrastando a bola de fogo que chamamos "Sol" pelos céus cruzando a terra e os oceanos até chegar ao outro lado e ser carregado por um navio e levado ao outro lado do Olimpo e repousar para fazer tudo outra vez no dia seguinte, ele também tinha duas irmãs, Selene a deusa lua e Alvorada que estendia colchas coloridas no céu para seu irmão sair com a carruagem, guiando ele em meio a escuridão, acontece que num desses passeios de Hélio sobre o mar ele viu uma nereida e por ela se apaixonou e a nereida por ele também, porém a nereida era prometida em casamento para outro ser, e depois de algum tempo do amor escondido eles tiveram um filho, a quem a nereida deu o nome de Helianto; logo foram descobertos pelo velho Nereu, o pai dela; e então a nereida foi condenada por seu ele a viver para sempre aprisionada numa caverna de safira no fundo do mar com a criança. Sem saber o que havia acontecido, Hélio acreditou que eles haviam morrido, logo depois de muitos rumores e fofocas chegou a Alvorada a história de uma criança que vivia presa no fundo do mar; com pena do menino, Alvorada o libertou e o criou em seu palácio, ensinou ao menino como tecer coxas para estender no céu antes da saída de Hélio, e assim Helianto se criou no palácio de Hélio sem saber a identidade de seu pai e sem seu pai saber da existência dele, Helianto aprendeu com Alvorada a fazer das coxas mais fáceis as mais difíceis, entre as mais difíceis estavam as amarelas, que tinham um material sofisticado para se captar e fabricar, entre eles os raios de Sol que eram complicados e arriscados de conseguir.




 Um dia Alvorada  foi fazer uma viagem para recolher alguns materiais raros para fabricar coxas nunca vistas antes, e deixou com Helianto a responsabilidade de cuidar de suas coxas, e então em meio a uma distração de Helianto que tecia cuidadosamente uma coxa, eis que a deusa Íris rouba algumas coxas coloridas e faz um arco com elas, e após a chuva a mesma coloca no céu o arco e chama todos os deuses para ver a obra que dizia ser de sua autoria; logo a tempo de Alvorada chegar de sua viagem e reconhecer a coxas e acusar Íris de ladra em meio aos deuses, e para assim se livrar da culpa a deusa Íris muito esperta declara que na verdade as coxas foram vendidas pra ela por Helianto, o menino sem conseguir se explicar é expulso pela tia Alvorada do Olimpo e condenado a viver entre os mortais para sentir o frio e o amargor da vida terrestre, Helianto, na esperança de ser perdoado pela tia, continuou arriscando sua agora vida mortal atrás de materiais para tecer as mais difíceis coxas amarelas, mas sua tia nunca o perdoou  e em meio a tantas coxas Helianto não sabia o que fazer, então viu um favo de abelha que havia caído de uma árvore e resolveu juntar toda a coxa e espetá-la no favo, e assim distraidamente criou uma flor, que chamou Helianthus, e assim passou a morar dentro dela em busca de novas alegrias...

Esta é uma lembrança de um dos melhores livros que li na vida, e como toda lembrança alguns detalhes podem não ser exatamente os mesmo ou algumas coisas não estarem escritas como deveriam, eu tinha 11 anos, já faz muito tempo que li... Mas é uma beleza, então se você quiser ler essa parte exatamente como esta escrito sugiro então que você clique aqui e vá até o 2º capítulo, ou seja, "A flor" e leia-o todinho...

Estou voltando pra vocês... Tenham calma!









Nenhum comentário: