quinta-feira, 23 de junho de 2011

Idade Média Parte I

Ah... Esta época de trevas que dá uma nostalgia de um tempo que nem imaginamos as dificuldades... Você acha sua vida difícil gafanhoto? Parece que você não se lembra quando viveu na Idade Média, isto é, se você acredita em reencarnação né? Nossa, quantos filmes, lendas, contos foram escritos se baseando nesta época! Me sinto muito feliz pensando sobre isto, não sei porque, mas este assunto me atrai muito! E com certeza a você também, que veio até aqui montar no seu cavalo junto comigo e cavalgar até o tempo dos cavaleiros! Então seja bem vindo meu amigo! sendo você um bardo, ou camponesa! Bem vindo! Mas lembre-se: esta terra não é só feita de encantos! Não quero partir seu coração, mas acredite, a Idade Média não foi um tempo fácil! 


Foi um tempo em que crianças morriam cedo, e a falta de higiene era extremamente comum, e também foi um tempo em que a igreja católica controlava os destinos das pessoas segundo eles, "a serviço de Deus" com a inquisição batendo na sua porta, caso algum vizinho fofoqueiro lhe fizesse o favor de acusá-lo de bruxaria, ou um "pacto" com o caboclo da galinha preta da meia noite! Ou seja Lúcio sem Fé, o própio. Num meio de uma época de muita superstição era possível e comum vender relíquias sagradas, como por exemplo, uma lasca de madeira da cruz de Jesus(o santo lenho), um pedacinho de osso de São Pedro, e até quem sabe um frasquinho cheio de um líquido que seria "as lágrimas de maria"! Que por ser mulher não tinha muito insentivo ao seu culto, tudo isso porque os grandes gênios da época pegaram o gêneses e interpretaram à sua maneira e deram a Eva toda a culpa do sofrimento humano e para Adão a inocência e absolvição, e a serpente continuou sendo um animal qualquer... Como Eva falou com Adão para convencê-lo a comer o fruto proibido, logo, uma mulher que falasse demais era repreendida, e também mal vista.(Veja mais sobre a maçã neste post: clique aqui!)

Foi então que a mulher perdeu o seu valor; e para se redimir deste pecado herdado, deveriam se puras e castas, boas parideiras e absolutamente silenciosas, entrar para o convento era estimulado, e visto como honra para uma família, porém, parir um filho homem era financeiramente mais favorável, pois quando ele se casasse teria o dote de sua esposa e estaria sempre à frente dos negócios de sua família.

O conhecimento científico não era muito amplo e considerado herege, pois uma doença ou qualquer manisfestação dela era "vontade divina", e a vontade de Deus não poderia ser interferida, pois aquele que adoecia deveria ter cometido algum pecado e deveria sofrer para pagá-lo, diante desse "castigo divino" algumas pessoas iam se chicoteando de cidade em cidade para amenizar a ira divina, se martirizando por acreditar que assim os pecados seriam perdoados e o problema resolvido, essa galera ficou famosa entre o povo, que acreditava que tocá-los faria com que Deus os perdoassem de seus pecados, e aqueles que andavam se ferindo ganhavam alimentos, jóias, bebidas e mulheres por onde passavam..
A medicina tinha conhecimentos rústicos, os instrumentos usados pelos médicos eram bem detalhados, com ornamentos esculpidos, preocupados com a beleza do objeto, porém tinham cavidades que poderiam acumular sangue e secreções, isso mostra que havia pouca preocupação com esterilização e outras coisas mais, porém durante a peste negra, que matou dois terços da europa, os médicos usavam máscaras que possuiam longos bicos, e dentro destes bicos colocavam ervas medicinais, o que já era um grande avanço, significava que haviam descobrido o contágio da doença pelo ar... (leia um pouco mais sobre a medicina nesta matéria do guia do estudante clicando aqui!)


Porém, os antibióticos que temos hoje estavam longe de serem descobertos diante de tanta ignorância, além disso, como já disse, a falta higiene era um problema, os castelos eram úmidos e muitas vezes cercados por fossos, que podiam acumular lixo e mosquitos, assim como as pessoas mais pobres em sua maioria, dormiam em suas casas entre crianças, animais e fezes... Era aí que as bruxas entravam em ação, jovens senhoras e alguns senhores tinham um conhecimento de ervas medicinais e suas propriedades curadoras, que eram passadas de mãe pra filha e assim por diante, através somente do ensinamento verbal, pois o povo era analfabeto, e somente alguns senhores ricos e pessoas do clero detinham o conhecimento da escrita; além disso, era muito arriscado registrar em um livro coisas que podiam incriminá-lo, porém esse conhecimento transmitido verbalmente era como a brincadeira do telefone sem fio, daqui você manda uma mensagem e do outro lado chega outra, de forma que perninhas de aranha, e rabo de lagartixa, passaram a fazer parte das receitas, que na bruxaria natural estão totalmente fora de cogitação, pois eles encontram nos animais e na natureza o seu templo de adoração, de forma que matar um animal e usar suas partes num feitiço, pó, ou poção seria contra essa filosofia e doutrina.
Os conhecimentos medicinais antigos depois da ascensão da igreja passara ser alvo de perseguição, então, muitas coisas que poderiam ser aperfeiçoadas hoje diante da nossa medicina, foram perdidas ou perseguidas e as supostas bruxas e bruxos queimados. Foi o que aconteceu com Joana D'arc, que por ser mulher não poderia ser considerada heroína... Além disso, ela tinha visões que não sabia explicar, o que foi suficiente para ser acusada de bruxaria...


Existia um teste muito comum na época, feito pela inquisição para determinar que uma pessoa era ou não bruxa; como se contava que as bruxas voavam em vassouras acreditavam que possuíam uma leveza sobrenatural, por isso, era comum encher os bolsos de uma pessoa de pedras e jogá-la num rio, se ela flutuasse seria uma bruxa, portanto, seria condenada, torturada e morte, mas caso afundasse seria considerada inocente e caso morresse teria um enterro cristão, a igreja para não se sair como errada usavam poucas pedras, ou caso afundasse, deixavam morrer...




Bem senhores, finalizo a parte I deste post! Então não se esqueçam da estrada de volta e venha aproveitar o resto da história, nossa aventura ainda não terminou! Feliz Partida Cavaleiro! E caso queira se comunicar comigo e achar que sua carta não vai chegar tão rápido, então abra seu PC escondido dos outros(pra ninguém achar que você é bruxo) e mande-me um e-mail! meninanitroglicerina@gmail.com








Nenhum comentário: