terça-feira, 21 de junho de 2011

Feliz Yule!!!

Olá pessoal!

Hojé é dia 21 de Junho, o dia do Yule no hemisfério Sul! Oh! Você não sabe o que é o yule??? Calma Senhores! Não é um prato típico! Se trata da Primeira festa da roda do ano dos povos pagãos! Bem falei sobre sabbats (se pronúncia: Sabás) neste Post: Clique aqui!
(se você quiser dar uma relida fique a vontade, caso vá ler pela primeira vez saberá do que estou falando gafanhoto!)

Bem, senhores e senhoras como já disse o Yule é a primeira festa do ano dos pagãos, trata-se de uma festa que portanto comemora renascimento do Sol, também conhecido como Natal, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Yule e Alban Arthan, o Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir... Sendo então o momento de glorificar Deus pelo seu renascimento e retornar o seu calor e iluminação pelo mundo! também é o momento de comemorar a união das famílias e as realizações do ano passado!


Segundo o Blog "Círculo Sagrado":
"Os costumes modernos que estão associados ao dia cristão do Natal, como a decoração da árvore, o ato de pendurar o visco e o azevinho, queimar a acha de Natal, são belos costumes pagãos que datam da era pré-cristã. (O Natal, que acontece alguns dias após o Solstício de Inverno e que celebra o nascimento espiritual de Jesus Cristo, é realmente a versão cristianizada da antiga festa pagã da época do Natal)".
Ou seja, o yule é uma antiga versão pagã do que é hoje o natal cristão! Portanto amigo, fique sabendo que há muitas coisas neste mundo que você nem imagina a sua origem que tem uma versão cristianizada atualmente mas que ainda o são para algumas pessoas como já foram para outras, parte de uma cultura de pessoas muito sábias e bondosas que viviam diretamente em contato com o campo e os animais, e que hoje em dia estão entre nós e andam de ônibus e que se você estiver aberto a um boa conversa não negam a te oferecer um pouquinho de conhecimento!


Sendo o Yule o ínicio do nosso "inverno" sulista por este motivo é que ele é comemorado em 21 de Junho mais ou menos, sendo o Yule no hemisfério norte comemorado em mais ou menos 21 de dezembro(pertinho do Natal né?) pois é mais ou menos nessa época que começa o inverno por lá, afinal, a roda do ano acompanha os ciclos e estações da natureza sendo você pagão ou não, faça hoje um bolo ou jantar com sua família e liberte um sentimento de paz e alegria, e esperança! Pense que hoje é um dia de agradecimentos e oração, para você de qualquer nação, faça de hoje um dia sagrado independente da sua fé, deseje boa sorte aos seus amigos, sorria e distribua doces para as crianças desconhecidas e conhecidas, e faça um momento de retiro para entrar em contato com a divindade! Abra a cabecinha e medite um pouquinho, acenda uma vela e faça uma oração, hoje é um dia para renovar nossos desejos e termos esperanças para enfim termos um mundo melhor!

"Celebre, com alegria, num banquete com a família e os amigos até que a última vela da árvore se apague"

Alimentos típicos do Yule: peru assado, nozes, bolos de fruta, bolos redondos de alcaravia, gemada e vinho quente com especiarias, entre outras coisas mais que possivelmente sua mãe ou sua avó, ou sua tia querida sabem fazer!


ALGUMAS RECEITAS PRA VOCÊ USAR A CRIATIVIDADE:

Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)
900g de farinha de trigo
240g de açúcar branco
60g de margarina
1 colher (das de chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (das de chá) de bicarbonato de sódio
5 colheres (das de chá) de fermento em pó
1/2 litro de leite
1 ovo

Misture a margarina na farinha e depois o ovo e os outros ingredientes secos. Abra um buraco na massa e coloque o leite e o extrato (ou essência comestível) de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea, lisa e sem caroços. Deixe a massa repousar por aproximadamente duas horas e estique-a em uma superfície lisa com um rolo de macarrão. Corte com uma xícara de café para que os biscoitos fiquem redondos e, com um palito de dente, faça raios de saem do centro do biscoito, imitando os raios solares. Pincele com gema de ovo e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga ou margarina e farinha de trigo e leve ao fogo médio até assar.


Bolo de Yule

1 xícara de mel
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de iogurte
Casca de um limão ralado
1 pitada de manjericão
1 colher de sobremesa de fermento
2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal e com casca


Bata bem o mel, o açúcar e a manteiga, acrescentando posteriormente os ovos. Misture a farinha de trigo e os outros ingredientes da receita (exceto as maçãs). Unte com uma forma com manteiga e polvilhe-a com uma mistura de açúcar e canela em pó, colocando em cima dessa mistura as rodelas de maçã e, sobre elas, a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido para assar.


Molho de amendoim dourado
1/2 xícara (das de chá) de cebola picada
3 xícaras (das de chá) de água
1 xícara (das de chá) de manteiga de amendoim
1 colher (das de sopa) de margarina
1 colher (das de sopa) de suco de limão
2 colheres (das de chá) de curry
1/2 colher (das de chá) de pimentas vermelhas secas e picadas

Em uma panela, aqueça a margarina e doure a cebola até ela ficar translúcida. Acrescente a água e a manteiga de amendoim, mexendo até ficar com uma textura fina. Adicione os demais ingredientes e sirva quente. Este molho acompanha frango cozido ou assado, carne bovina e de porco. Sirva-o com arroz temperado com ervas frescas.


Canja de galinha para Yule

1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).

Sopa de tomate
1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado

Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.


Bem irmãos, fica aí a dica, este post esta curto, mas, ainda vou esticá-lo, é que daqui a pouco estou indo trabalhar porque todo mundo precisa de dinheiro também! Mas aguardem, estarei brevemente esticando este post e emendando outro bem interessante! Qualquer coisa, seja pra mandar um sinal de fumaça, uma mensagem de paz, uma crítica ou sei lá, deixe-me um comentário ou mande-me um e-mail, ficarei muito feliz!

cynthia_rodrigues@ymail.com

Feliz Yule pra você gafanhoto!























Nenhum comentário: