sábado, 4 de junho de 2011

MITOLOGIA NÓRDICA

Galera, desculpem pelo sumiço, mas eu passei por um problema de família e por isso não tive tempo de entrar aqui!

Bem, este mês fui ver o filme "THOR" da Marvel Comics, algumas pessoas devem ter assistido também, esta um pouco tarde para comentar a respeito, mas realmente só agora tive tempo! Acontece que sempre fui louca por mitologia, mas a mitologia nórdica eu ainda não conhecia muito,a mitologia grega e a pouco falada mitologia celta sempre me fascinaram, mas depois que eu vi este filme, simplesmente fiquei louca! E andei por aí pesquisando sobre a história dessa turma que influenciou tanto "O Senhor dos Anéis" e "Beowulf". Se você for pesquisar com carinho, perceberá que essa cultura é tão popular que há bandas inspiradas neles como as bandas de Folk metal como a Amon Amarth, os quadrinhos, claro, com a história de Thor e os 4 guerreiros, festas tradicionais pela europa e comunidades de imigrantes em alguns países que também fazem festas inspiradas nesta cultura!

Bem, os nórdicos também chamados de escandinavos eram os povos que habitavam países hoje conhecidos como: Islândia, Suécia, Dinamarca e Noruega.
As histórias mitológicas nórdicas estão contidas em 2 coleções chamadas "Edas"; A mais antiga é uma poesia que data de 1056 e a mais moderna é uma prosa de 1640.
Segundo as Edas no começo de tudo não havia nem céu em cima nem terra em baixo, mas havia um abismo sem fundo e um mundo de valor onde flutuava uma fonte.
Dessa fonte saíam doze rios, e depois deles terem corrido até muito distante de sua origem, congelaram-se, e tendo uma camada de gelo se acumulando sobre a outra, o grande abismo se encheu.
Logo ao Sul do mundo de vapor, havia o mundo de luz, do qual uma vibração quente soprou o gelo e o mesmo derreteu, depois o vapores se elevaram no ar e formaram as nuvens, das quais surgiu Ymir, o gelo gigante e sua geração e a vaca Audumbla, cujo leite alimentou o gigante. Essa vaca alimentava-se lambendo o gelo, de onde retirava água e sal.




Certo dia, quando a vaca estava lambendo as pedras de sal, apareceram os cabelos de um homem; no segundo dia a cabeça e, no terceiro, todo o corpo, que por sinal era muito bonito, ágil e forte. O novo ser era um deus e da união com sua esposa, filha da raça dos gigantes, nasceram seus três filhos: Odin, Vili e Ve, que mataram o gigante Ymir, formando com seu corpo a terra, com seu sangue os mares, com seus ossos as montanhas, com seus cabelos as árvores, com seu crânio o céu e com seu cérebro as nuvens carregadas de neve e granizo. Com a testa de Ymir, os deuses formaram Midgard (terra média), destinada a tornar-se a morada do homem. Depois disso, Odin estabeleu a existência e duração dos dias e das noites, colocando no céu o Sol e a Lua. Logo que o sol passou a iluminar fecundou a terra e a mesma passou a gerar frutos e vegetais.



Depois de tudo ser criado os deuses ficaram felizes com sua obra mas perceberam que algo faltava no meio da criação, pegaram então um freio e fizeram um homem e depois com um amieiro fizeram uma mulher, eles os chamaram de Aske e Embla, respectivamente. Odin lhes deu a vida e a alma, Villi lhes deu a razão e o movimento, e Ve, os sentidos, a fisionomia expressiva e o dom da palavra. Depois fizeram de Midgard sua morada e lhes deram a missão de procriar a raça humana.
Supunha-se então que todo o universo era sustentado pelo freixo de Yggdrasil, que havia nascido do corpo de Ymir, a mesma possuia enormes raízes que penetravam em Asgard(morada dos deuses), outra em Jötunhein (morada dos gigantes de gelo) e a a terceira no Nifflehein(regiões das trevas e do frio), ao lado de cada raíz de Yggdrasil havia uma fonte que a regava; a raiz que penetrava em Asgard era cuidadosamente tratada pelas 3 Norns, deusas do destino, chamadas: Urdur(o passado); Verdande(o presente) e Skuld(o futuro). A fonte do lado de Jötunhein era o poço de Ymir, no qual se escondiam a sabedoria e a inteligência, mas a do lado de Nifflehein alimentava Nidhogge(escuridão), que corroía a raiz perpétuamente. Quatro veados corriam sobre os ramos da árvore e mordiam os brotos, representa os quatro ventos. Sob a árvore, ficava estendido o Ymir e, quando ele tentava livrar-se de seu peso a terra tremia.



Asgard era a morada dos deuses, para onde se tem acesso somente através da Bifrost(Ponte do Arco-Íris). Asgard é cheia de palácios de ouro e prata, mas o mais belo dele é o Valhala, o palácio de Odin, que, quando sentado em seu trono avista todo o céu e toda a terra. Em seus ombros pousam os corvos Hugin e Munin, que voam o dia todo por todo o mundo e depis que voltam contam ao deus tudo o que viram e ouviram, a seus pés ficam deitados dois lobos, Geri e Freki, aos quais Odin da toda a carne que é colocada diante dele, já que ele própio não precisa se alimentar, a não ser com o hidromel, que lhe serve tando de comida quanto de bebida.

RECEITA DE HIDROMEL PARA ATIVAR O SEU DEUS INTERIOR(SÓ NÃO CURA RESSACA):




2 quilos de mel (lá é aquele mel meio solido), 9 litros de água, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de chá de gengibre, 1/2 colher de chá de "cravo picante" (kryddernellik, traduzi ao pe da letra), 2 limões descascados (3-4 colheres de sopa de suco de limao), 50 g de levedo, 1-3 g de lúpulo seco

1. Misturar tudo, exceto o levêdo e 3 litros de água, em uma panela grande.
Marque a profundidade do fluido ao lado da panela ou em algum palito. Marcada a profunidade coloque o resto da água (se não quiser que o mjöd fique muito amargo, coloque menos que 3g de lúplo).
2. Cozinhe sem a tampa até que a marcação feita fique visível (até que cozinhe 3 litros de água).
3. Deixe esfriar, e depois coloque o levedo qdo o fluido tiver atingido a temperatura do corpo(traduzi literalmente o termo "kroppstemperatur", não sei se se refere a temperatura do corpo humano de 37 graus ou a temperatura ambiente, acho que seja talvez a segunda opção).
4. Tampe o mjöd com um pedaço de pano e deixe ficar por uns 3-4 dias, de preferencia em local arejado devido ao cheiro ser bem forte.
5. Quando a fermentação do levedo estiver terminada, derrame o conteudo atraves de um pano ou toalha em uma tigela ou recipiente e deixe ficar por uns dois dias.
6.Através de um coador, derrame o conteudo novamente na panela. Evite que os resquicios da fermentaçao venham junto.
7. Repita o processo umas 5-6 vezes, ou quantas vezes tiver saco antes de provar o mjöd, qto mais vc fizer, mais puro será o gosto e menos gosto de levedo vai ter. Depois é só armazenar em garrafa e beber...a porcentagem alcoolica varia entre 10 e 13%

Um pouco do Amon Amarth pra vocês(arquivo zip.):

The Aveng

Arrival of

Thor Arise

Eddas traduzido para o português:

Clique aqui!


Vídeo Resumão (simplista):



























Nenhum comentário: